20/07/2017 - Autoconhecimento e Carreira Profissional

Você sabe o que Autoconhecimento tem a ver com sucesso na Carreira?
(Por Polyanna Foganholi - Master Coach de Carreira)

"Passamos as duas primeiras décadas da nossa vida aprendendo incessante e rapidamente, como provavelmente não faremos no restante dela. Mas grande parte deste aprendizado vem de critérios educacionais padronizados que não valorizam o autoconhecimento. Aprendemos sobre muitas coisas, uma diversidade incrível de conhecimentos “EXTERIORES” a nós. Somos formados profissionais com grandes habilidades técnicas, mas com mínimo entendimento a respeito de nossa própria essência e de nossa Carreira desejada.

Conhecemos profissionais que entendem de conexão, interação, mobilidade e muita tecnologia. Possuem tantas habilidades modernas que poderíamos apostar que já passaram por um “upgrade” antes mesmo de nascer. Vemos os jovens adultos irem a qualquer parte deste planeta com tanta facilidade. Começamos a entender que qualquer lugar do mundo está aqui e agora. Mas onde quer que se possa ir, uma coisa é certa: levamo-nos por inteiro. Não nos é concedida a possibilidade de ir e vir apenas com nosso lado exterior, embora muitos passem a vida ignorando fatos a seu próprio respeito.

Você conhece bem quem você é hoje?

Conhecê-lo bem hoje implicará em questões que envolvem toda a sua vida, em possuir clareza e consciência a respeito de suas experiências, escolhas, aprendizados, crenças, verdades, valores, medos, interpretações e comportamentos.

Quando um indivíduo agrega à sua “formação” este conhecimento do seu “eu interior”, muitas são as respostas e os direcionamentos que acontecem naturalmente em sua vida. Construir uma carreira profissional de realizações e sucesso é uma delas!

Iniciar uma nova etapa profissional de realização e sucesso requer viver com muito mais do que a “maré trouxer”. Requer autoconhecimento, conhecimentos profissionalizantes, visão, planejamento estratégico e um monte de atitudes. Meu melhor conselho para o seu primeiro passo vem de um princípio grego bem antigo: Conhece-te a si mesmo!

Pois se pretendemos conhecer e considerar a infinidade de oportunidades que estão ao nosso redor, precisamos primeiramente conhecer quem somos. O processo de autoconhecimento transforma até a maneira que uma pessoa se relaciona com o ambiente externo e com outras pessoas.

Se você está em busca de construir sua melhor versão profissional daqui a 2, 5, 10 anos, lembre-se que é preciso começar hoje, agora! Considere que você e o mundo ao seu redor estão em constante mudança. Possivelmente muito mais do que você desejaria. Prepare-se para lidar com a enorme diversidade de oportunidades que o mundo vai te oferecer para transitar na carreira. Isso pode ser bom ou ruim para o seu futuro e dependerá do quão preparado para fazer escolhas você estará.

E como fazer para aproveitar estas oportunidades?

Frente a toda flexibilidade e opções do mundo moderno, ter um “NORTE” sólido, mas altamente dinâmico é extremamente importante. E isto é o que poderá te diferenciar de mais de 70% da população mundial que trabalha insatisfeita com o que faz.

É preciso ter clareza de para onde se está caminhando e que passos poderão te levar até lá. Reconheça os atalhos e os riscos. Prepare-se para fazer escolhas mais assertivas, pois serão muitas pelo caminho. Comece sua jornada agregando autoconhecimento para gerar em você outros níveis de maturidade e preparo para vida.

Construa sua carreira de braços dados com aquilo que te move, te conecta, que esteja alinhado aos seus valores, com aquilo que você não abrirá mão em suas andanças.

O sucesso virá deste alinhamento entre aquilo que te representa e aquilo que você construirá!"

Texto extraído de http://polycoach.com.br/autoconhecimento-e-carreira-profissional/

voltar
(85) 3105.0500
Rua José Vilar, 1560 Aldeota
CEP: 60125-025 Fortaleza Ceará

2016 © RH Teplacon.
Todos os direitos reservados.