13/03/2017 - Como usar as redes para conseguir um trabalho

O LinkedIn diz ser a maior rede profissional do mundo e o Brasil é o terceiro país em número de usuários, com 27 milhões, segundo informações do próprio site. Além do site, há o aplicativo onde os usuários podem pesquisar e se candidatar a vagas de emprego gratuitamente, comenta Ricardo Wright, gerente sênior de novos negócios. “Também é possível utilizar a sua rede profissional para buscar oportunidades de emprego. Muitos usuários compartilham oportunidades das suas empresas através de postagens no LinkedIn”


Por isso, Ricardo explica que é importante manter uma rede atualizada e de qualidade. “Usuários podem ser encontrados por empresas mesmo se não tiverem se candidatado para uma vaga. Para isso é necessário manter um perfil completo”. O gerente garante que 65% dos profissionais de RH no Brasil consideram que perfil incompleto ou vazio no LinkedIn reduz as chances de um candidato.


Luciana Walraven, psicóloga da Teplacon RH, comenta que as novas tecnologias como as redes sociais e os novos aplicativos têm facilitado a vida de quem procura por candidatos. “Quando um profissional se candidata, eu sempre pergunto por onde ele tomou conhecimento da vaga e muitos acham pelas redes sociais”. Para a psicóloga, por meio desses serviços, a informação fica mais acessível, “é bem vantajoso para as empresas, mas temos que ser seletivos”, completa.


O estudante de sistemas de informação Diego Harrison conseguiu uma vaga de estágio pelo QueroWorkar. Na primeira entrevista, há oito meses, ele já foi chamado para alguns testes e foi contratado. Diego conta que passou um ano buscando vagas até ser contratado, sempre mandando os currículos atualizados. “ A plataforma é bem fácil para interação com o usuário, vagas
atualizadas”, conclui.

Apesar das vantagens, é preciso ter alguns cuidados na hora de mandar informações pessoais por meio dos aplicativos. “Uma dica é identificar a empresa que oferece a vaga. Busque alguém referencial”, aconselha Luciana. Esse cuidado é para evitar que um empregador falso possa usar esses dados para algo indevido. “Também não saia mandando currículo para todas as vagas que você encontrar, filtre e mande para aquelas de acordo com o seu perfil”.

voltar
(85) 3105.0500
Rua José Vilar, 1560 Aldeota
CEP: 60125-025 Fortaleza Ceará

2016 © RH Teplacon.
Todos os direitos reservados.